Base do Flamengo tem grande aproveitamento contra clubes europeus em 2018

Real Madrid perdeu título para o Fla nos pênaltis | Foto: Divulgação/Campeonato Internacional Hamdan Bin Mohammed.

O time juvenil do Flamengo encerrou nesta segunda-feira (21) sua participação na Taça Puskás, garantindo o terceiro lugar ao derrotar o Sporting (POR) por 2 a 1, na Pancho Arena, em Felcsút. O resultado aumentou o bom aproveitamento da base rubro-negra nos confrontos diretos com clubes europeus em 2018, envolvendo as categorias sub-15, sub-16 e sub-17. Em 13 jogos, são sete vitórias, três empates e apenas três derrotas. Destaque para a ótima campanha do sub-17 na Hungria e o título do Campeonato Internacional Hamdan Bin Mohammed sub-16, conquistado sobre o Real Madrid (ESP), no mês passado, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

Reinier brilhou nas competições | Foto: Divulgação/Taça Puskás.

Famosos pela tradição no futebol profissional e pelo trabalho de reestruturação da base que culminou no título da Alemanha na Copa do Mundo de 2014, os dois maiores clubes do país levaram a pior contra os Garotos do Ninho. O sub-16 rubro-negro goleou o Borussia Dortmund por 8 a 2, na semifinal do Campeonato Internacional Hamdan Bin Mohammed, enquanto o sub-17 venceu o Bayern de Munique por 2 a 1, de virada, no encerramento da fase de grupos da Taça Puskás, resultado que eliminou o time alemão.

O maior número de jogos é contra times italianos: cinco, com duas vitórias, dois empates, uma derrota no tempo normal e uma nos pênaltis. Foi nas penalidades que o Fla levou a melhor sobre o Real na decisão em Dubai. Também aconteceram partidas contra um clube holandês, um austríaco, um grego e um húngaro. O time sub-17 ainda foi campeão da Copa Geração Adidas (Generation Adidas Cup), em Dallas, nos Estados Unidos, mas enfrentando apenas agremiações do continente americano, pois Real Madrid, Monaco (FRA) e Eintrancht Frankfurt (ALE) foram eliminados precocemente.

— É muito satisfatório ver essa crescente. É um ótimo balizador do que a gente tem aqui de organização dos times e dos talentos individuais, que levam o Flamengo a ter uma visibilidade maior no mercado europeu. Nos dá maior confiança de que a gente está formando melhor os meninos e que eles têm alto nível. É um processo que a gente retomou no ano passado, isso vai continuar avançando. Para o ano que vem, vamos tentar melhorar ainda mais a qualidade dos adversários, a qualidade dos torneios e, consequentemente, a qualidade da formação dos nossos meninos. Espero que a gente possa fazer mais e melhor, sempre pensando em formar melhor atletas e ajudar na formação das nossas comissões técnicas. A gente tem um objetivo de aumentar os intercâmbios, as trocas com o mundo todo, e essas viagens abrem as portas para isso — afirmou Luis Gustavo Nogueira, assessor da presidência para assuntos ligados à base.

No segundo semestre, os dados do levantamento feito pelo iFlamengoNews serão atualizados, pois o Flamengo vai disputar pelo menos mais três competições internacionais. Além de ter vaga garantida no Campeonato Mundial sub-15, em agosto, na Áustria, por ter conquistado a Copa Nike de forma invicta, o clube aceitou o convite inédito para participar do Torneio Internacional Evergrande, uma espécie de Mundial sub-19 disputado em Qingyuan, na China. O início deste está previsto para setembro, com 32 grupos de oito times. Os vencedores de cada chave garantirão vaga na fase final, agendada para março de 2019. A equipe sub-19 também está inscrita no Troféu Dassena, de 11 a 16 de junho, na Itália.

Confira todos os jogos do Flamengo contra os europeus no ano:

Torneio “Nós amamos o futebol” (We Love Football) sub-15
Flamengo 1 x 1 Roma (ITA)
Flamengo 2 x 1 B Itália (ITA)
Flamengo 0 (4) x (5) 0 Atalanta (ITA) — Quartas de final

Campeonato Internacional Hamdan Bin Mohammed sub-16:
Flamengo 3 x 0 PSV Eindhoven (HOL)
Flamengo 8 x 2 Borussia Dortmund (ALE) — Semifinal
Flamengo 1 (4) x (2) 1 Real Madrid (ESP) — Final

Copa de Futebol de Verona (Verona Soccer Cup) sub-16:
Flamengo 0 x 1 Red Bull Salzburg (AUS)
Flamengo 2 x 0 Chievo Verona (ITA)
Flamengo 0 x 1 Juventus (ITA)

Taça Puskás sub-17:
Flamengo 0 x 1 Academia Puskás (HUN)
Flamengo 4 x 0 Panathinaikos (GRE)
Flamengo 2 x 1 Bayern de Munique (ALE)
Flamengo 2 x 1 Sporting — Disputa do terceiro lugar

————– continua depois da foto ————–

Festa rubro-negra em Dubai | Foto: Divulgação/Campeonato Internacional Hamdan Bin Mohammed.

Destaques individuais — As grandes campanhas do Flamengo no exterior também são evidenciadas pelas premiações individuais. Considerado uma das principais promessas do futebol brasileiro, com diversas convocações para a Seleção, o meia Reinier foi o artilheiro do torneio em Dubai e recebeu o prêmio de melhor jogador em Verona e Felcsút. Os volantes João Gomes e Daniel Cabral foram os melhores jogadores da Copa Geração Adidas e do Campeonato Internacional Hamdan Bin Mohammed, respectivamente. O atacante Rhyan terminou como maior goleador em Dallas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *