Fifa oficializa título mundial que ídolos do Flamengo nunca tiveram dúvida

Titulares na vitória sobe o Liverpool, em 1981, Zico e Adílio falaram ao iFlamengoNews que já se sentiam campeões do mundo

0
286
Jogadores do Flamengo com os troféus da Copa Intercontinental | Foto: Sebastião Marinho/Agência O Globo.

Nesta sexta-feira (27), durante reunião em Calcutá, na Índia, o Conselho da Federação Internacional de Futebol Associação (Fifa) decidiu reconhecer como mundiais os títulos conquistados por clubes nos confrontos entre os campeões da Taça Libertadores da América e da Liga dos Campeões da Europa de 1960 a 2004. Um dos beneficiados foi o Flamengo, que teve oficializada a conquista da Copa Intercontinental de 1981. Na ocasião, o Rubro-Negro derrotou o Liverpool por 3 a 0, no estádio Nacional de Tóquio, no Japão. O reconhecimento por parte da Fifa teve grande valor simbólico para a torcida rubro-negra, que canta nos estádios mais de uma música em alusão ao título mundial. Entre os jogadores que fizeram parte do maior triunfo da história rubro-negra, como Zico e Andrade, sempre houve a certeza do que agora é oficial.

Zico conquistou o mundo | Foto: Acervo O Globo.

Maior ídolo do Flamengo de todos os tempos, Zico foi escolhido o melhor jogador da vitória sobre o Liverpool. Apesar de não ter balançado a rede, comandou o time em campo e deu duas assistências para Nunes marcar, ambas no primeiro tempo. Procurado pelo iFlamengoNews, o Galinho de Quintino, que guarda com carinho o carro recebido como prêmio pela Toyota, organizadora da competição, foi simples e objetivo: ”Para mim, não representa nada, porque nunca deixei de me considerar campeão mundial, independente de reconhecimento de Fifa ou não”.

O discurso de Zico foi fortalecido pelo do volante Andrade, que quase três décadas depois voltaria a fazer história como técnico, com o título brasileiro de 2009. Titular na partida contra os ingleses, naquele 13 de dezembro de 1981, o Tromba, como também era conhecido, afirmou não fazer diferença a decisão da Fifa: “Jamais tivemos dúvida de que somos verdadeiros campeões mundiais. Se a Fifa tem dúvidas, é problema dela”.

Nas redes sociais, a torcida rubro-negra começou a sexta-feira publicando o trechos“lembrar você, sou campeão mundial”, da paródia da canção “Whisky À Go Go“, do grupo Roupa Nova, e, principalmente os da “História do Mundial”, música da Raça Rubro-Negra, exaltando o Flamengo por ser o único clube carioca campeão do mundo e pedindo o bicampeonato. Atualmente, o Fla ocupa a sétima colocação do Campeonato Brasileiro, dentro da zona de classificação para as fases preliminares da Copa Libertadores, e está nas quartas de final da Copa Sul-Americana, que dá vaga direta ao campeão na fase de grupos da principal competição continental, único caminho para voltar ao Mundial.

DEIXE UMA RESPOSTA